O Chocolate Que Da Certo!

Dicas especiais

Dicas para fazer boas trufas

29/04/2016

Formatos diferentes de trufas não faltam e para se destacar o negócio é investir em diferentes opções e inovar no recheio. Confira algumas dicas para tornar a sua ainda mais especial!

 

1. Tamanho certo

As trufas devem sempre deixar aquele gostinho de “quero mais”. Por isso, nada de fazê-las muito grandes – o ideal é optar por tamanhos menores, com cerca de 15 gramas.

 

2. Recheio cremoso

Deve ser firme o suficiente para não escorrer, mas jamais perder a cremosidade. Respeite sempre as proporções entre o creme de leite e a cobertura de chocolate. Em geral, quando usar chocolate ao leite ou blend, ela é de 350g de chocolate para 100ml de creme de leite. Se o chocolate for branco, misture 400g de chocolate e 100ml de creme de leite. No caso do meio amargo, a proporção é de 300g de chocolate para 100ml de creme de leite. Mas lembre-se de checar sempre a receita para ver se não há alguma orientação específica.

 

3. Sabor inusitado

Ouse combinar sabores: o chocolate gosta de uma pitada picante vinda dos temperos (como o anis ou a pimenta) e do sabor ácido das frutas e dos licores.

 

4. Casquinha fina

Se você vai cobrir sua trufa com chocolate, garanta que a cobertura fique ultrafina para não roubar o sabor do recheio. Faça a têmpera com cuidado para assegurar que o chocolate fique maleável durante o processo.

 

5. Têmpera bem feita

Não se esqueça: se a sua receita de trufa pede uma casquinha de chocolate, você vai precisar derretê-lo e temperá-lo da maneira correta. Relembre como aqui [inserir link para matéria de têmpera].

 

6. Moldagem correta

A verdadeira trufa deve ser irregular e ligeiramente alongada. Para obter esse formato, use colheres. Retire a massa da geladeira com o auxílio de duas delas e transfira a massa de uma colher para a outra duas ou três vezes. Não use as mãos, assim você evita que amoleça ou perca a forma.

 

Voltar