O Chocolate Que Da Certo!

Canarinho Esperançoso

Dicas de preparo

Não estimado 0 pessoas Dificuldade

Comentários

Lista de ingredientes

Receita para 0 pessoas Canarinho:
  • 50 g de Cobertura de Chocolate Meio Amargo Garoto temperada
  • 300 g de Cobertura de Chocolate Branco Garoto temperada
  • 1 colher (chá) de sementes de urucum
  • 50 g de manteiga de cacau
  • Corante verde para chocolate
  • Corante amarelo para chocolate

Modo de preparo

Pique o chocolate meio amargo em pedaços pequenos e regulares. Derreta-o em refratário limpo e seco no microondas em potência média (50%) por cerca de 1 minuto. Mexa delicadamente a cada minuto até que o chocolate derreta completamente. A temperatura deve chegar à 40-45ºC. Troque de refratário e apoie-o sobre uma tigela com água fria. Mexa suavemente até que a temperatura atinja 31ºC. Separe dois moldes no formato de bola de futebol e, com a ajuda de um pincel, pinte os pentágonos da bola com o chocolate meio amargo. Leve à geladeira por 3 minutos para secar.

Posicione dois aros quadrados (4 X 4 cm) sobre uma placa forrada com papel-manteiga. Preencha-a com o chocolate meio amargo temperado, deixando um pouco para fazer as finalizações.

Pique 200 g do chocolate branco em pedaços pequenos e regulares e os outros 100 g em pedacinhos bem menores. Derreta os 200 g do chocolate em refratário limpo e seco no micro-ondas em potência média (50%) por cerca de 2 minutos e mexa suavemente a cada minuto, até o chocolate derreter completamente. A temperatura deve chegar a 40-45ºC. Para fazer a têmpera do chocolate derretido, acrescente os 100 g restantes do chocolate, aos poucos, mexendo constantemente de forma delicada. Ao final da têmpera, o chocolate deve estar totalmente derretido e a temperatura deve ser 31ºC.

Preencha as cavidades de dois moldes para ovo (capacidade de 50 g) e dos moldes de bola com o chocolate branco temperado. Bata-os contra a mesa para eliminar as bolhas de ar e e vire-os a seguir, para retirar o excesso de chocolate. Raspe as bordas dos moldes e leve-os à geladeira por cerca de 5 minutos para secarem. Repita a operação para fazer uma segunda camada. Deixe na geladeira por cerca de 20 minutos, ou até que os moldes fiquem opacos, e desenforme.

Misture 50 g do chocolate branco com 1 colher (chá) de sementes de urucum. Aqueça-o e mexa até que o chocolate adquira uma cor alaranjada. Peneire-o, faça um cone de papel-manteiga e desenhe sobre uma folha de papel-manteiga quatro triângulos pequenos, para fazer os bicos dos canarinhos. Leve à geladeira por 10 minutos para secar. Forme os bicos, descolando os triângulos da folha e unindo-os com o restante do chocolate colorido.

Desenforme as metades dos ovos, aqueça o fundo de uma assadeira de alumínio e encoste rapidamente as bordas das cascas. Una-as em seguida, formando o corpo do canarinho. Derreta metade da manteiga de cacau em refratário limpo e seco no microondas em potência média (50%) por cerca de 30 segundos. A temperatura deve chegar à 40-45ºC. Adicione o corante verde, até atingir tom forte. Troque de refratário e apoie-o sobre uma tigela com água fria. Mexa até que a temperatura atinja 30ºC. Repita a operação com o restante de manteiga de cacau com o corante amarelo. Decore o canarinho, com o auxílio de um pincel.

Com o chocolate meio amargo restante, cole uma das metades da bola de futebol na base de chocolate. Pingue algumas gotas de chocolate dentro da metade da bola e acomode o canarinho. Desenhe os olhos e cole o bico. Cole a outra metade da bola no topo do canarinho, de forma que pareça que está saindo de dentro da bola. Leve à geladeira por 10 minutos para secar. Embale com uma caixa de acetato.

Voltar